Sherlock Micro “O Detetive Biólogo”: jogo de tabuleiro para doenças causadas por microrganismos

Autores

  • Rawlinson de Melo Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Pablo de Castro Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia Universidade do Esta do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.53660/RIE.233.202

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Microbiologia, Processo Ensino Aprendizagem, Metodologias Ativas

Resumo

A microbiologia é vista dentro da biologia, apenas como agentes causadores de doenças; muitas vezes as escolas não dispõem de material para aulas práticas, além do fato de não poderem ser vistos sem uso de um microscópio, tornando, um conteúdo difícil de ser trabalhado. E diante das dificuldades apresentadas, este trabalho teve como objetivo a produção de um jogo de tabuleiro, Sherlock Micro – “O detetive Biólogo”, a partir de materiais de baixo custo, acessível a professores, e estudantes, atrair a atenção e o interesse do aluno nas aulas de biologia, além de facilitar o aprendizado de microbiologia de forma lúdica, dinâmica e prazerosa. Ele trabalha algumas doenças causadas por microrganismos, que são, dengue, covid-19, sarampo e tuberculose, em que o jogador percorre ambientes de uma cidade, onde o detetive vai juntando as pistas através das cartas com sintomas, formas de transmissão e profilaxia, cujo intuito é descobrir qual a doença que acometeu o personagem do jogo. Ao final o jogo ficou estruturado com um tabuleiro simbolizando uma cidade fictícia, cartas com informações das doenças utilizadas, locais da cidade onde ocorreu a contaminação e um bloco de notas para anotar as pistas.

Referências

ALVES, Luciana. O Jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, vol.27, n. 83, São Paulo, 2010.

Bambra, C., Riordan, R., Ford, J., & Matthews, F. The COVID-19 pandemic and health inequalities. Journal of Epidemiology and Community Health, 2020.

BARBOSA, Flávio Henrique Ferreira; BARBOSA, Larissa Paula Jardim de Lima. Alternativas Metodológicas em Microbiologia: Viabilizando Atividades Práticas. Revista de Biologia e Ciências da Terra v. 10, n 2, 2010.

BINI, Luci Raimann; PABIS, Nelsi. Motivação ou interesse do aluno em sala de aula e a relação com atitudes consideradas indisciplinares. Revista Eletrônica Lato Sensu, Curitiba, ano 3, n. 1, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS 2022, Brasília, número especial, dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Implantação do Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil: primeiros passos rumo ao alcance das metas. Boletim Epidemiológico, Brasília, v. 49, n. 11, 2018. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/26/2018-009.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

BORGES, Maria de Lourdes; SILVA, Adelina Gularte. da. Implicações de um Cenário Multigeracional no Ambiente de Trabalho: Diferenças, Desafios e Aprendizagem, In. IV GPR, Encontro de Gestão de Pessoas e relações de Trabalho, ANPAD, 2013.

CANDEIAS, João Manuel Grisi; KIROKI, Kátia Aparecida Nunes; CAMPOS, Luciana Maria Nunardi. A utilização do jogo didático no ensino de microbiologia no ensino fundamental e médio. Departamento de Microbiologia e Imunologia, Instituto de Biociências, UNESP- Botucatu, 2005. Acesso em 27 ago. 2021.

CARVALHO, Vilma Fernandes et al. Atividades práticas de biologia desenvolvidas em sala de aula da EJA. In: Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia; Jornada de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSC, Florianópolis, 2006. Anais... Florianópolis, 2006.

FERREIRA, M. E. S. G.; SOUSA, M. E. A. G.; JORGE, J., A elaboração de um jogo didático de microbiologia como facilitador do ensino aprendizagem no ensino médio. 70ª Reunião Anual da SBPC - 22 a 28 de julho de 2018 - UFAL - Maceió / AL, 7.08.04 - Educação / Ensino-aprendizagem.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M., A contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Anais..., Rio de Janeiro, 2001.

JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Revista Ciências & Cognição, v. 15, 2010.

KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Ssumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação. 2011. Acesso em 15 Jun. 2021, http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/03.pdf.

KRASILCHIK, Myrian. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

LIMA, Victor Hugo Moreira de; Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de conteúdos de microbiologia para o ensino técnico. V CONEDU, Congresso Nacional de Educação. Olinda/PE, 2018.

MALUF, ANGELA CRISTINA MUNHOZ. Atividades lúdicas para a educação infantil: conceitos, orientações e práticas. 2 Ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2009.

PACHECO, José. Crônicas da educação. José Pacheco; organizador Samuel Ramos Lago. Curitiba, Ed. Nossa Cultura, 2014.

SANTOS, Dara Barbosa dos; MELO, Maria Erilene dos Santos; PINTO, Ana Carolina Matias Dinelly. A utilização de jogos didáticos em monitorias acadêmicas: um relato de experiência, EEDIC, Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica, ISSN 2446- 6042, (2019).

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos para o ensino de química, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Rev. Educação e Sociedade: v. 23, 2002.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Bezerra, R. de M. ., Santos, P. de C., & Maia, A. M. L. R. (2023). Sherlock Micro “O Detetive Biólogo”: jogo de tabuleiro para doenças causadas por microrganismos. Revista INTER EDUCA, 5(3), 27–41. https://doi.org/10.53660/RIE.233.202

Edição

Seção

Artigos